fbpx

 O conceito de família e os padrões relacionais que ocorrem dentro do sistema familiar e nos seus subsistemas,

foi tema para a palestra do dia de famílias dada pelo Dr. Rui Moreira, ex-presidente da associação portuguesa de alcoologia, mestre em saúde mental e psiquiatra da clínica RAN. 

Durante a palestra, foram identificados alguns sintomas negativos que ocorrem em muitas das famílias e que podem reforçar o comportamento disfuncional dos seus membros. Isto porque, os membros da família exibem comportamentos comuns em resultado das suas próprias experiências dentro da estrutura familiar. 

Assim, é fundamental a família estar em alerta em relação a alguns sintomas que conduzem a problemas crónicos no seio familiar, tais como: incapacidade de assumir a responsabilidade pelas acções e comportamentos pessoais, desvalorização dos sentimentos presentes nos membros da família, limites rígidos ou demasiado frágeis entre a família e o mundo exterior, padrões comunicacionais de grande conflitualidade, comportamentos de co-dependência, falta de empatia e vínculo forte entre os membros e ausência de compreensão e amor firme. 

Foi ainda realçado pelo Dr. Rui Moreira, a importância da família se tornar cada vez mais num elemento socializador e estabelecer compromissos sociais facilitadores de novos contactos, com o objectivo de introduzir os seus membros noutras redes de convívio. Estabelecer novos “triângulos” ou redes de interacção positivas, contribuem para o desenvolvimento e crescimento individual de cada membro da família.

O tema da palestra é bastante pertinente na abordagem aos comportamentos aditivos, sendo que desta forma forma esperamos que o dia tenha contribuído para reforçar a recuperação dos utentes e o bem estar das famílias.