fbpx

A Clínica RAN participou na reportagem da jornalista Raquel Lito da revista Sábado, uma investigação sobre “o doping no trabalho- o perigo do uso de comprimidos para trabalhar”.

Cumprindo com todas as normas de confidencialidade, foi feita a recolha de um testemunho de um utente da Clínica RAN que vivenciou de perto esta realidade e entrevista ao especialista que o acompanhou.

Este é um problema que afeta cada vez mais os portugueses, o abuso de psicotrópicos com princípios ativos que estimulam as faculdades mentais e cognitivas, com o objetivo de obter níveis de desempenho laboral extraordinário. Os fármacos mais utilizados destinam-se habitualmente para o tratamento da hiperatividade, défice de atenção e apneia de sono, sendo usado por estes utilizadores para melhorar a concentração, a agilidade cognitiva e prolongar o estado de vigília.

 Esta investigação jornalística chama atenção para as consequências deste comportamento aditivo, advertindo para o perigo direto na saúde física e mental. Inicialmente, estes utilizadores sentem-se invencíveis, com super-poderes na capacidade de trabalho, mas com o passar do tempo torna-se num pesadelo com mudanças de comportamento, arritmias, exaustão, a necessitar de curas de sono, etc.

A reportagem pode ser lida na tiragem desta semana da revista Sábado.